10 de novembro de 2016

Nesta terça-feira, arquitetos e comunidade planejam novos espaços públicos de convivência para o centro de Florianópolis


Na próxima terça-feira, 15 de novembro, serão realizadas oficinas coletivas de prototipagem para a elaboração de projetos de pequenos espaços públicos de convivência na região do centro histórico leste de Florianópolis, os chamados pocketplaces. Essa é uma iniciativa conjunta doProjeto Centro Sapiens e do Movimento Traços Urbanos, que se uniram este ano para contribuir com a requalificação dos espaços públicos dessa região da cidade, batizada de Distrito Criativo. As atividades serão realizadas das 9h às 19h no CocreationLab, espaço colaborativo do Centro Sapiens instalado no mezanino do Museu da Escola Catarinense (MESC), na rua Saldanha Marinho, 196. 
O ponto de partida será a análise das demandas e sugestões para o local apontadas pela comunidade no último sábado, no primeiro dia de atividades do evento Nossa Rua, realizado pelo Movimento Traços Urbanos, que encerra na quarta-feira, às 19h30, com o “Cinema Arquitetura”, exibição de curtas metragens e debates sobre o tema que marcará a abertura do Cinema do MESC para a comunidade. Em áudios e vídeos, diversas pessoas registraram suas contribuições para os espaços públicos da região. 
A atividade desta terça feira incluirá saída de campo, debate, palestra e o desenvolvimento de projetos. “Serão oficinas de Design Thinking com participação multidisciplinar para modelagem dos espaços públicos da região, com a participação de atores locais”, detalha o arquiteto e urbanista Giovani Bonetti, um dos mentores do Movimento Traços Urbanos. Os projetos finalizados ficarão expostos no local para apreciação e debate com a comunidade. E serão posteriormente apresentados aos gestores públicos e a empresas para obtenção de apoio, autorização e financiamento para sua execução.

 

PROGRAMAÇÃO

9h - Apresentação do Evento e Cronograma do dia
9h30 - Problematização / Apresentação dos temas e áreas de intervenção
10h -Saída de campo nos locais de intervenção
10h30 - Apresentação de ideias inicias / Debate inicial / Escolha de tema a ser seguido / Divisão de grupos
11h30 - Pausa para almoço / Processamento e degustação de ideias
13h - Palestra e Apresentação da Metodologia
13h30 - Desenvolvimento dos Projetos
18h - Finalização dos trabalhos
18h30 - Apresentação dos projetos de cada grupo (5 minutos/grupo)
19h - Happy Hour / Discussão, interação e troca de experiências



Acompanhe

www.movimentotracosurbanos.com
www.facebook.com/movimentotracosurbanos
www.instagram.com/movimentotracosurbanos

VAMOS JUNTOS?

Seja voluntário do movimento

Se você quer participar do Movimento Traços Urbanos, venha e faça parte. Juntos somos mais fortes e podemos colaborar para melhorar os espaços públicos da nossa cidade.

VEM COM A GENTE