11 de julnho de 2017

Movimento Traços Urbanos programa primeira intervenção no espaço público do Distrito Criativo


No próximo dia 20 de junho será realizada uma nova oficina do Movimento Traços Urbanos para apresentação do anteprojeto da primeira intervenção de requalificação urbana planejada para a região do centro histórico leste de Florianópolis, batizada de Distrito Criativo. A proposta foi desenvolvida por alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo da Unisul com base nas ideias apresentadas na primeira oficina promovida pelo grupo, no dia 20 de maio, envolvendo também alunos e professores dos cursos de Design de Produto da Udesc e de Design Gráfico da Faculdade Energia, além de profissionais de arquitetura e engenharia membros do Movimento Traços Urbanos e do Grupo VIA Estação Conhecimento da UFSC-EGC.

“Esse primeiro projeto propõe um espaço público de convivência, com estrutura e mobiliário urbano, em frente ao Colégio Energia, na rua Saldanha Marinho. A nossa expectativa é iniciar a execução em agosto”, adianta o arquiteto Giovani Bonetti, coordenador do grupo Oficinas e um dos idealizadores do Movimento Traços Urbanos. Segundo ele, também deverá ser realizado encontro com o Conselho das Secretarias do município de Florianópolis, das áreas de arquitetura e urbanismo, para verificar a possibilidade de aprovações coletivas dos projetos.

O projeto aprovado pelo grupo deverá ser exposto no Museu da Escola Catarinense (MESC) para análise da comunidade. Esta será a primeira intervenção de uma série de propostas para a região, abrangendo especificamente as ruas Victor Meireles, Saldanha Marinho, Tiradentes, Antônio Luz e João Pinto. Elas foram elaboradoras, de forma colaborativa, na primeira oficina de prototipagem do Movimento Traços Urbanos com as três instituições de ensino na sede do CocreationLab do Centro Sapiens, no MESC. A dinâmica, mediada pelo grupo VIA, foi pautada na metodologia de Design Thinking. "A ação vem a beneficiar a cidade e as pessoas, e foi possível pela conexão dos diferentes atores locais do nosso ecossistema criativo", afirma a professora Clarissa Stefani Teixeira, coordenadora do grupo VIA e membro do Movimento Traços Urbanos.



Acompanhe

www.movimentotracosurbanos.com
www.facebook.com/movimentotracosurbanos
www.instagram.com/movimentotracosurbanos

VAMOS JUNTOS?

Seja voluntário do movimento

Se você quer participar do Movimento Traços Urbanos, venha e faça parte. Juntos somos mais fortes e podemos colaborar para melhorar os espaços públicos da nossa cidade.

VEM COM A GENTE