11 de abril de 2017

‘Varal dos Desejos’ escuta a voz das ruas


Bicicletário, bancos, floreiras, ciclovia, vegetação, arte, cor, feiras ao ar livre, mais segurança, atenção aos moradores de rua. Esses foram alguns dos registros expressos no ‘Varal dos Desejos’, ação realizada pelo Movimento Traços Urbanos na última sexta-feira, dia 7 de abril, na rua Saldanha Marinho, em frente ao colégio Energia, ao leste da Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis. 

No horário de saída, às 13h, os integrantes do Grupo Oficinas convidaram os estudantes e quem transitava por ali para manifestarem seus desejos para o local. O propósito do grupo é promover uma ‘escuta da voz da rua’. As opiniões e sugestões, registradas em folhas de papel A4 e penduradas no varal, servirão de base para os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo movimento para a melhoria dos espaços públicos da região, batizada de ‘Distrito Criativo’. 

“Queríamos saber o que eles pensam sobre a cidade e sobre o entorno imediato do colégio”, explicou a arquiteta Bia Kubelka, coordenadora do grupo Oficinas. Segundo ela, a intenção é repetir a ação em diferentes pontos da região, envolvendo todos os públicos que habitam e a frequentam o local.

O que é uma cidade boa para viver? Qual sua memória deste espaço? Você vem aqui todos os dias? O que você ia curtir que tivesse por aqui? Essas foram algumas das perguntas feitas aos jovens estudantes. As respostas foram escritas e desenhadas por eles e expostas em um varal montado no local. Para chamar a atenção, o cenário foi construído ainda com palettes e futon colorido, servindo como um apoio para as pessoas sentarem para escrever e curtir uma nova experiência de uso do espaço. Durante a ação, o grupo registrou todas as informações em fotos e vídeos.

O ‘Varal dos Desejos’ integra as atividades planejadas pelo Grupo Oficinas para escutar a voz das ruas e estimular o engajamento da comunidade ao Movimento Traços Urbanos. “Para intervir no local, consideramos que é essencial ampliar a rede de informações e de relacionamento, engajando os membros do Movimento com a comunidade e vice-versa. O principal objetivo é alinhar os projetos planejados pelo Movimento Traços Urbanos às reais necessidades dos habitantes e usuários da região”, enfatiza Bia Kubelka. 

 

Galeria de fotos

Acesse a galeria



Acompanhe

www.movimentotracosurbanos.com
www.facebook.com/movimentotracosurbanos
www.instagram.com/movimentotracosurbanos

VAMOS JUNTOS?

Seja voluntário do movimento

Se você quer participar do Movimento Traços Urbanos, venha e faça parte. Juntos somos mais fortes e podemos colaborar para melhorar os espaços públicos da nossa cidade.

VEM COM A GENTE